Blog Post

Instituto Ação e Reação é campeão cearense de judô 2023 no feminino, vice no geral e terceiro no masculino

mai. 22, 2023

Vitória no feminino e vice-campeonato geral vem acompanhado da considerada "a campanha mais bela da disputa do campeonato cearense" entre os clubes

Realizado nos dias 20 e 21 de maio de 2023 no Ginásio do SESC Ceará em Fortaleza, o Campeonato Cearense de Judô reuniu 672 atletas de associações e clubes de todo o estado do Ceará para a competição mais importante do calendário estadual. No total, foram 808 inscrições.


O Instituto Ação e Reação foi o clube que mais inscreveu na competição, somando 126 inscritos distribuídos nas classes iniciantes, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18, Sub 21, Sênior e Veteranos (+30 anos). A modalidade de disputa do evento foi por pontos, ou seja, as medalhas de 1º, 2º e 3º lugar possuem pontuações específicas que somadas, formam o quadro geral de classificação por clubes.


Tal número levou à vitória do judô iarista na classe feminino com 🥇10 medalhas de ouro, 🥈08 medalhas de prata e 🥉11 medalhas de bronze e um total de 1.055 pontos. No masculino, o IAR ocupou a 3ª colocação com 🥇06 medalhas de ouro, 🥈10 medalhas de prata e 🥉10 medalhas de bronze e um total de 900 pontos. Já no quadro geral por clubes - onde soma-se as medalha e pontuações do masculino e feminino para dar o resultado geral - o Instituto Ação e Reação conquistou o vice-campeonato (2º lugar) com


🥇 16 medalhas de ouro (50 pontos por medalha);

🥈 18 medalhas de prata (35 pontos por medalha);

🥉 21 medalhas de bronze (25 pontos por medalha);

Total: 55 medalhas e 1.955 pontos


Se compararmos o número de medalhas conquistadas pelo Instituto Ação e Reação por ano em cada edição do campeonato cearense realizado desde 2014, quando passou a ser contabilizado via ZEMPO - a plataforma de gestão do judô brasileiro -, vemos que 2023 foi um dos anos de melhor aproveitamento do clube. O que significa também o aumento qualitativo na formação de atletas. Veja:

Ao mesmo tempo do ótimo resultado dentro do shiai-jô, fora dele os iaristas foram campeões no quesito união e exemplo, sendo considerada pela comunidade judoísta cearense presente no evento como uma das mais belas e exemplares torcidas já vistas. Quem viu os judocas iaristas cantando e torcendo não perdeu a oportunidade de gravar em vídeo aquele momento que inclusive, ganhou destaque nas redes sociais da Federação Cearense de Judô. Para além disso, entendendo os ensinamentos do fundador do judô, Jigoro Kano, ao final dos dois dias de competição, os judocas do Instituto Ação e Reação entregaram as arquibancadas onde ficaram acomodados do jeito que receberam: organizadas e limpas. Isso representa mais que um simples gesto. Representa o cuidado, carinho e zelo que o IAR tem com os ensinamentos do judô e pelos locais em que está presente. Ser exemplo é a melhor forma de ensinar e educar nosso time.

Compartilhar

Cartaz do Festival Ação e Reação de Judô 2024 realizado pelo Instituto Ação e Reação
24 abr., 2024
Festival Ação e Reação de Judô 2024 promete um modelo de competição diferente e inovador
23 mar., 2024
Dos 10 inscritos no evento, 9 faturaram medalhas, o que representa um aproveitamento de 90%.
01 dez., 2022
Obras de melhorias estruturais acontecem para dar um ambiente mais confortável aos beneficiários
Marlon Gomes e Maria Clara Gomes faturam prata e bronze nos Jogos Escolares Brasileiros 2022 no Rio
05 nov., 2022
Ceará faturou 10 medalhas no total durante o evento. Dois foram iaristas de Massapê/CE e Fortaleza/CE
Share by: